top of page

TEMAS

TEMA 1: Aspetos teóricos no estudo do Património Geomorfológico
 
Este tema foi inserido no Encontro Luso-Brasileiro de Património Geomorfológico e Geoconservação com a finalidade de possibilitar um espaço de discussão acadêmica capaz de dar subsídios aos aspectos conceituais que embasam as definições a respeito da temática do Património Geomorfológico. Neste sentido, se espera que as contribuições científicas de cunho teórico-conceitual se manifestem revelando novas abordagens, consolidando linhas de pensamento e revisitando paradigmas. Desta forma, a revisão conceitual para a definição de “Património Geomorfológico", pretende contribuir com mais profundidade as bases epistemológicas que permeiam esta nomenclatura.
TEMA 2: Património Geomorfológico e Geoturismo
Este eixo temático é voltado para as discussões que dizem respeito à relevância do patrimônio geomorfológico como base para atividades de geoturismo. Procura congregar pesquisas de caráter teórico e prático voltadas à avaliação do patrimônio geomorfológico e de seus valores como subsídio para práticas geoturísticas. Ao mesmo tempo, pretende possibilitar as discussões a respeito da consideração do patrimônio geomorfológico em políticas públicas e de planejamento voltadas para o aproveitamento turístico do território, como base para o desenvolvimento sustentável.
TEMA 3: Património Geomorfológico e os Serviços Geossistémicos
 
Para além da promoção territorial e da valorização turística, o Património Geomorfológico, enquanto um dos principais valores de atracção de áreas protegidas e, particularmente, dos geoparques, ao constituir uma das bases fundamentais para a Biodiversidade e mesmo para a Diversidade Cultural, está associado a serviços ecossistémicos de provisão, de regulação, de suporte e culturais que sustentam a chamada “Economia Verde”.
Estudar esta relação e dar conta da sua importância económica, social e ambiental é o objectivo central dos trabalhos a apresentar neste tema.
TEMA 4: Conflitos do Património Geomorfológico no Antropoceno
 
A geoconservação enfrenta serio riscos frente ao modelo econômico que se consolida, em especial nos países de economia “baseada no agronegócio e silvicultura. Associado aos problemas de sobrevivência, as comunidades tradicionais – locais- se vêm prejudicadas pela falta de uma política de incentivo ao turismo (apoio e subsídio) que lhes permita manterem essas áreas de preservação em suas pequenas propriedades.
TEMA 5: Património Geomorfológico e Educação
Os modos de valorização dos elementos do Património Geomorfológico passam sobretudo pelo Geoturismo, que é responsável pela componente de sustentabilidade económica dos territórios onde aquele se enquadra. No entanto, as características particulares deste tipo de património e deste tipo de turismo, implicam que, para a sua fruição e utilização, seja fundamental um conhecimento científico mínimo, ao mesmo tempo que o conhecimento da fragilidade de alguns ambientes geomorfológicos patrimonializáveis, implica uma educação para a Geomorfologia, capaz de contemplar a importância das formas de relevo, dos depósitos correlativos e dos processos que os geram.
A importância da Educação Ambiental, e da Educação Geomorfológica, formal e informal, é o principal meio de protecção, divulgação e valorização do Património Geomorfológico e dos territórios em que se inscreve.
bottom of page